A função do professor
- Pedagogia Brasil
- 15 de abr. de 2016
- 1 min de leitura
Há décadas o papel do professor era o de "ensinar" . Ensinar os conteúdos de cada disciplina: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História... E não tinha, necessariamente, a obrigação de "educar". Essa tarefa era de responsabilidade da família.
O status do professor também era outro. O profissional tinha o mesmo respeito que um médico, um juiz, um advogado, afinal, o docente era o possuidor do conhecimento, era através dele que as janelas dos conteúdos se abriam para os alunos e a aprendizagem acontecia. Ele era o que sabia tudo, o dicionário ambulante...
Hoje, com os recursos tecnológicos, com a internet nas mãos, o professor já não é o detentor do conhecimento se comparado ao professor Google.

A valorização e o respeito também já não são os mesmos. Alunos mal educados, pais descompromissados e trabalho dobrado. Agora, além de ensinar, foi "imposto" a ele a tarefa de educar. Essa última, árdua. Mas, o professor segue persistindo, porque sabe que seu papel na sociedade é o de transformar pessoas em cidadãos críticos e atuantes e criar oportunidades de qualidade de vida.
O professor tem essa missão transformadora. Mais que missão, chega a ser um dom, pois, apesar das dificuldades, não desisti da arte de educar, porque ela tem o poder de mudar o mundo para melhor.
Professor não desiste fácil, ele acredita no ser humano.
De fato, a função do professor é transformar o mundo num lugar melhor para se viver.
Kommentare